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Uso de lastro
ORIENTAÇÃO SOBRE USO DE LASTRO SÓLIDO E LASTRO LÍQUIDO

A tração, ou força de tração que um pneu pode exercer, é proporcional ao peso que ele carrega. Quanto maior a carga em um pneu, mais força de tração ele exerce no solo. Essa carga deve sempre respeitar a relação pressão de ar interna versus peso incidente por pneu - cada carga incidente possui uma pressão de ar interna correspondente. Isso é normatizado pelas tabelas da ALAPA - Associação Latino-Americana de Pneus e Aros.

O caminho para assegurar a tração e reduzir a patinagem é adicionar peso ao trator a fim de obter uma boa relação peso X potência (consulte o fabricante do equipamento para maiores detalhes). Esse peso é chamado de lastro.

O lastro pode ser sólido - pesos de metal colocados nas rodas - ou líquido, que se faz substituindo parte do volume de ar dos pneus por água. Normalmente pode-se usar aditivos anticongelantes para evitar o congelamento da água nos pneus onde as temperaturas externas são muito baixas. Em países de clima tropical utiliza-se somente água para o lastro líquido.

Sempre que possível recomenda-se o uso de lastro sólido em vez de lastro líquido. Isso se faz substituindo o lastro líquido pela mesma quantidade em peso de lastro sólido.

Nos casos onde o lastro líquido é inevitável, pode-se seguir o procedimento abaixo:

DISTRIBUIÇÃO DE PESO MÉDIO
RECOMENDA-SE CONSULTAR O FABRICANTE DO EQUIPAMENTO.

Modelo do Trator Eixo do Trator Equipamento Arrasto Semi-montado Montado (3. ponto)
4x2 Dianteiro 25% 30% 35%
Traseiro 75% 70% 65%



Modelo do Trator Eixo do Trator Equipamento Arrasto Semi-montado Montado (3. ponto)
4x2 - MFWD Dianteiro 35% 35% 40%
4x4 Traseiro 65% 65% 60%


PROCEDIMENTO PARA USO DE LASTRO LÍQUIDO

• Obedeça os procedimentos recomendados para montagem do pneu no aro (ALAPA).
• Monte o pneu no trator conforme os procedimentos recomendados (ALAPA).
• A operação de lastramento com água deve ser feita com a roda montada no trator e levantada do solo.
• Gire a roda até que a válvula fique na posição superior de 12:00 horas.
• Retire o núcleo da válvula.
• Encha o pneu com água utilizando uma mangueira comum acoplada a um adaptador próprio para este fim.
• Quando o enchimento atingir o nível da válvula (75% do pneu), iniciará um vazamento do excedente pelo adaptador.
• Pare a operação de enchimento e recoloque o núcleo da válvula.
• Infle o pneu com uma ou duas libras acima da pressão recomendada para a operação, com a válvula ainda na posição superior.
• Gire a roda até que a válvula fique na posição inferior de 06:00 horas e recoloque-a no solo.
• Calibre o pneu à pressão recomendada.
• Não se esqueça da tampa da válvula.



VOLUME MÁXIMO DE LÍQUIDO RECOMENDADO

Pneus Diagonais
• Observar o máximo 75% do volume do pneu para não eliminar suas propriedades de flexão e amortecimento.


Pneus Radiais
• Somente em casos especiais e com recomendação do fabricante, preencher com até 40% do volume do pneu.
• Recomenda-se sempre que possível o lastro líquido pelo equivalente em peso em lastro sólido.


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